Para quem tem um jardim em casa, a mangueira é um acessório indispensável.Contudo, há no mercado hoje diversos tipos de mangueira. Logo, você deve se perguntar qual o modelo melhor lhe atende.Confira a seguir como responder a essa pergunta:

Tamanho

O primeiro detalhe a ser levado em conta é o tamanho. Para isso, você deve saber a extensão da área desde o local onde a mangueira será instalada. Vale lembrar que não compensa comprar uma mangueira muito extensa, pois quanto maior ela for, menor será sua pressão.

Diâmetro

Sabendo o tamanho ideal, você terá que decidir o diâmetro que você deseja, sendo que quanto maior o diâmetro da mangueira maior será a quantidade de água gasta. Logo,se o seu jardim não é dos maiores ou se suas plantas não necessitam de muita água, opte por uma mangueira com diâmetro menor. Isso fará com que você economize água, porém mantendo seu jardim sempre irrigado.

Matéria-prima

Outro fator importantíssimo é a qualidade e a resistência da mangueira. Procure saber, por exemplo, se ela é flexível, quantas camadas possui, quanto tempo dura em média e de qual matéria ela é feita. As mangueiras mais comuns são as de PVC, porém há também mangueiras muito boas fabricadas de outras matérias. Confira as mais comuns:

  • Borracha: é resistente, possui longa durabilidade, boa pressão, contudo costumam ser pesadas, o que pode dificultar o manuseio e o transporte;
  • Nylon: costumam ser leves, porém geralmente a pressão é baixa e não são muito resistentes;
  • Plástico: podem apresentar deformidades, costumam se quebrar facilmente e possuem pressão baixa;
  • Polietileno: são flexíveis e resistentes, possuem boa pressão e longa durabilidade;
  • PVC: são boas para se ter em casa e condomínios, pois costumam ser leves, flexíveis e resistentes.

Além do que foi exposto, você deve analisar também se a entrada da mangueira é adaptável à torneira em que ela será usada.

Posts Similares